Sobre Nós
"Somos pessoas muito simples, basta-nos o melhor..."
Winston Churchill

A nossa história
No longínquo ano de 1207, já a “quintaã” de Villa Mediana era conhecida, ao ser doada por D. Sancho I a Martinho Salvador e esposa, Sancha Pais, como reconhecimento por terem criado a sua filha Dona Tereza, mais tarde Rainha do Reino de Leão, e seu neto Dom Fernando, filho de Dona Tereza e Dom Afonso IX, de Leão. Mas a Quinta de Villa Meã é, certamente, muito mais antiga, como atestam inúmeros vestígios arqueológicos nela encontrados. Bases e capiteis de colunas, restos de cerâmica e fragmentos de mós, não deixam duvidas quanto à presença romana na quinta, supondo-se que aí tenha existido uma villa entre os seculos 1 e 3 DC.. No entanto, um dos monumentos arqueológicos mais significativos desta quinta é o magnifico lagar, escavado na rocha aí existente, recentemente objecto de pormenorizada descrição.
Em 1884, a quinta é comprada por Pedro Ferreira dos Santos (Ilustre Senhor cuja vénia no sector vinicula e outras é reconhecidamente merecida), passando, então, por um período de grande renovação e prosperidade. Foram plantados novos vinhedos e renovados os existentes, foi construída a adega, os lagares e o alambique. Os vinhedos cedo ganharam fama, tanto os brancos como os tintos e os prémios começaram a surgir ao mais alto nível, com medalhas de ouro ganhas em Paris, Rio de Janeiro e em Portugal, tendo por isso, sido escolhido para ser servido no banquete de encerramento do celebre Congresso Vinícola Nacional de 1900, em Lisboa.
Contam-se na propriedade, vários monumentos e marcas que remontam ao século X, com particular interesse, uma Capela Românica associada à Lenda de uma Batalha que defendeu Viseu dos Mouros.
Essa Capela, oferecida a Santo António, terá sido construída em cima de uma Pedra e serviu como marco que definiu a Região de Vila Meã, hoje Conselho de Viseu.
A casa que serviu esta quinta foi, em 2003, a mando do Senhor Aníbal de Azevedo e sua Mulher Senhora Dona Conceição Ferreira da Silva, transformada num Hotel Rural, com vinte e três quartos, varias salas e salões, adega, sala de jogos, bar, etc., tendo sido considerada pelo Turismo de Portugal, um dos melhores e mais bem conseguido Hotel Rural de Portugal, maravilhando os seus hospedes pela qualidade e bom gosto.
Comprada em 2009 por Pedro Teixeira de Melo, o Hotel Rural Quinta de Villa Meã, foi visitada por personalidades ligadas à política, cultura, religião, etc…, foi palco de vários espectáculos, ponto de encontro de Associações, Ordens e Club`s. Nele, realizaram-se inúmeros casamentos, baptizados, bodas de prata e ouro, encontros de empresas, etc...
O Hotel Rural Quinta de Villa Meã, continuará a promover espectáculos de artistas conhecidos, como Herman José, José Cid, entre outros e a realizar eventos culturais e de lazer, destinando o seu espaço ás gentes de Viseu.